segunda-feira, 3 de maio de 2010

CIBERCULTURA _ Cap.VII (O Movimento Social da Cibercultura) Pierre Lévy.LÉVY, Pierre.


Segundo Pierre Lévy no capítulo X , que fala sobre “Educação e Cibercultura” pode-se perceber a nova relação com o saber se analisarmos 3 constatações,a primeira refere-se a rapidez que surge e ao mesmo tempo se modifica e atualiza o conhecimento e do saber fazer(savoir-faire);a segunda está intimamente ligada a idéia anterior pois diz respeito a natureza do trabalho ,sobretudo porque o trabalhar proporciona a aprendizagem recíproca além da produção de saberes e a terceira constatação é do ciberespaço que tem a capacidade de alterar as funções cognitivas humanas,dentre elas estão a “memória”,“ a percepção”,”a imaginação” e “os raciocínios”.
Lévy retrata esta facilidade de se obter e partilhar a informação em rede proporcionando o potencial de inteligência coletiva nos diversos grupos humanos,então o autor afirma que “o saber-fluxo,o trabalho-transação de conhecimento,as novas tecnologias da inteligência individual e coletiva mudam profundamente os dados do problema da educação e da formação”(LÉVY,pg.158,1999)
Segundo Lévy faz-se necessário duas reformas efetivas tanto no sistema de educação quanto de formação, pois a EAD (ensino aberto e a distância) se encontra em um novo estilo de pedagogia, que por sua vez explora todas as tecnologias intelectuais da cibercultura, nesta perspectiva a segunda reforma está relacionada na descoberta da perda das instituições de ensino como únicas detentoras do conhecimento e transmissão do mesmo, pois as ferramentas do ciberespaço nos fornecem uma variedade de saberes em qualquer lugar que se desenvolva. Ocorre então para o autor o que ele chama de “dilúvio de informações”, ou seja, em comparação com o que acontece nos escritos bíblicos em (Gênesis no Antigo Testamento,cap6- 8 referente ao dilúvio),onde Noé a pedido de Deus constrói uma arca ,posteriormente este deveria selecionar os animais de diferentes espécies,machos e fêmeas para levar para a arca e consequentemente salvar do dilúvio,esta é a relação que Lévy faz do saber na rede,onde os indivíduos devem enxugar/ filtrar/selecionar aqueles inúmeros saberes em meio ao dilúvio de informações,todavia Pierre Lévy afirma que “A emergência do ciberespaço não significa de forma alguma que ‘tudo’ pode enfim ser acessado,mas antes que o Todo está definitivamente fora de alcance.O que salvar do dilúvio?Pensar que poderíamos construir uma arca contendo ‘o principal’ seria justamente ceder a ilusão da totalidade”(LÉVY,pag.161,1999).
Em suma, este capítulo X,do livro Cibercultura de Pierre Lévy,é uma abordagem fantástica de como se estabelece a nova relação com o saber tendo como referência a Educação e a Cibercultura.



"Não é a tecnologia que determina tudo ,mas nem por isso ela deixa de ser importante"
"Existe a nova relação com o saber". (Pierre Lévy)




por Priscila Costa
Graduanda em Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o Seu Registro em Forma de Comentario...